quinta-feira, 23 de junho de 2011

A importância do banho de sol para a saúde do bebê

Ontem Valentina teve consulta com a pediatra e eu voltei arrasada. Embora nossa estrelinha esteja saudável, ela não cresceu nenhum centímetro. Nenhum mesmo. Manteve-se nos 51cm e isso me deixou preocupada. A recomendação da pediatra? Muito banho de sol (coisa que confesso que não fazia, pois o horário do banho pela manhã era justamente quando eu conseguia descansar um pouco e no fim da tarde tinha as sessões ou eventos a realizar e nunca dava certo). Com a "consciência pesada", ontem mesmo me organizei toda e mesmo com o horário apertado, iniciei a sessão de banho de sol da Valentina.


Valentina com 3 meses, tomando banho de sol na casa da bisavó, em Limoeiro do Norte

Mas, qual a importância do banho de sol e sua relação com o crescimento da criança? Bem, após me martirizar bem muito (confesso que sou meio chegada a um drama!!! - a Globo não sabe o que perde - rsrs), fiz algumas pesquisas e descobri que o banho de sol, diariamente, é de extrema importância para um perfeito desenvolvimento da estrutura óssea do bebê, pois é através dos raios solares que a vitamina D será metabolizada e auxiliará na absorção do cálcio. Os raios solares ajudam ainda a degradar a bilirrubina, um pigmento que torna a pele do bebê amarelada.

Então o bebê recebe (através do leite materno ou artificial, ou mesmo através de complexos vitamínicos) a tão importante vitamina D, que fica inativa no organismo do bebê. É aí que entra o banho de sol, como forma de sintetizar a vitamina, transformando-a em ativa, conseguindo absorver melhor o cálcio. Ou seja, mesmo o bebê tomando o leite e as vitaminas, não é suficiente. É através do banho de sol diário que a vitamina D torna-se eficiente e essencial para o desenvolvimento normal de ossos e dentes, também atuando no sistema imune, no coração e no cérebro.

Nos primeiros dias, o banho de sol deve durar de cinco a dez minutos, aumentando gradativamente até um máximo de uma hora. O sol é para a saúde do seu filho e não para que ele fique bronzeadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker