domingo, 10 de julho de 2011

Como fazer comida para o bebê

A grande vantagem de ir para a cozinha para fazer a comida do bebê é aprender uma série de táticas culinárias novas e adquirir hábitos saudáveis que vão fazer bem para a família inteira.

O que você vai precisar

Não é muito diferente do que você já tem em casa. Uma panela de pressão é uma mão na roda para fazer caldos e sopas mais rápido -- mas se você não tiver, vai conseguir fazer sopas do mesmo jeito.

Potinhos plásticos pequenos, que possam ir ao congelador, são excelentes. Assim você pode congelar a sopa ou a comida em porções individuais, para uma refeição só. Também são ótimos para levar para outros lugares, como a casa da avó ou uma saída para almoçar fora com adultos.

O liquidificador também pode ser dispensado, porque dá para passar os legumes na peneira ou amassar com o garfo. Mas o melhor é ter a opção de usá-lo, na hora da pressa.

Descascadores de legumes são baratinhos, encontráveis em qualquer feira ou mercado, e facilitam muito a vida na hora de preparar os alimentos. Mesmo quem nunca descascou nada consegue sem problemas, com a ajuda deles.

Em termos de apetrechos para o bebê, um cadeirão é bom, mas no começo dá para usar o carrinho ou o bebê conforto mesmo. Pratinhos de plástico firme (não aqueles descartáveis) evitam acidentes. Babadores ou fraldas de pano são indispensáveis.

Como comprar os ingredientes

Quanto mais frescos estiverem os legumes, as frutas e as verduras, melhor. Em determinadas regiões do país já há a opção de comprar orgânicos, o que é preferível, pois há menos substâncias tóxicas. O problema é que eles costumam ser caros demais.

Verduras e legumes congelados também podem ser usados.

As primeiras frutas são clássicas: laranja-lima, mamão, banana, maçã, pêra, abacate.

Na área de salgados, você terá um bom começo com batata, mandioquinha (batata baroa), abóbora, cenoura, beterraba, nada muito complicado.

Pondo a mão na massa

Antes de qualquer coisa, lave muito bem as mãos e os ingredientes. Você pode ter uma escovinha na cozinha só para lavar bem os legumes e as frutas. Lave sob a água corrente, esfregando bem, mesmo que vá descascar. Pode usar até detergente neutro, enxaguando bem depois.

A água sanitária é um ótimo agente de limpeza. Basta deixar o alimento cru de
molho em água com um pouco do produto (1 colher de sopa por litro), por
pelo menos 15 minutos, em seguida escorrer e enxaguar tudo muito bem em água corrente, para evitar que sobre um gosto desagradável.

A mesma substância da água sanitária, o hipoclorito de sódio, também é comercializada só para esse uso, em gotas, e pode também ser obtida em alguns postos de saúde.

O vinagre, bastante utlizado na higienização caseira de frutas, legumes e verduras, não é considerado eficiente para eliminar microorganismos pelos especialistas. Em caso de mais dúvidas, leia nosso texto sobre como higienizar alimentos.

Para preservar o máximo dos nutrientes, procure não ferver as verduras e os legumes em água e depois jogar a água fora. Se precisar cozinhar em água, use a menor quantidade possível.

No começo, tudo deve ser bem molinho (leia mais sobre os primeiros alimentos do bebê). Por isso é bom cozinhar tudo muito bem -- fica mais fácil para amassar com o garfo e formar a papinha.

Procure comprar carne e frango bem frescos. Retire a pele e a gordura antes de cozinhar. No começo, dependendo da orientação do pediatra, só caldo de carne e frango podem ser usados, sendo depois de algumas semanas batidos no liquidificador ou processador e lá pelos 10 meses, cortados em pedaços bem pequenos ou desfiados.

Leia nossas sugestões de combinações de sabores para as primeiras papinhas.

Dicas para a hora de servir

- Ofereça a comida morna, mais ou menos na temperatura do corpo. Se você a colocar sobre o dorso da mão, o certo é não senti-la pelando.

- Cuidado quando esquentar a comida no microondas, porque uma parte fica morna e outra fica quentíssima, e você pode não perceber. Se for sopa, misture bem depois de esquentar, e aí teste a temperatura. Alimentos como a batata "seguram" mais o calor e podem ficar quentes por dentro sem que você perceba.

- Jogue fora tudo o que sobrar no prato. A regra é simples: se você colocou uma colher que foi para a boca de alguém na comida, essa comida não pode ser guardada. As bactérias presentes na saliva, mesmo em pequena quantidade, podem se proliferar no alimento, até dentro da geladeira. Bebês têm o sistema digestivo mais sensível, portanto todo cuidado é pouco.

- Coloque pouca comida no pratinho. Primeiro para evitar o desperdício: tudo o que sobrar terá que ser jogado no lixo, como explica o item acima. Segundo para evitar a frustração: se seu filho comer 10 colheres, pode ser que esteja ótimo para ele, mas você vai ficar achando que ele não comeu nada porque o prato ainda está cheio. Uma boa medida para começar é mais ou menos a quantidade de alimento que cabe em uma xícara (a criança pode pedir mais ou ficar satisfeita com cerca de 200 ml de papa).

- Não ponha açúcar na comida do bebê. O açúcar das frutas já é suficiente (prefira as mais maduras, que são mais docinhas). E lembre-se de que não pode dar mel a crianças de menos de 1 ano.

- Vá com calma nos temperos. Coloque pouco ou nenhum sal e vá usando cebola e alho bem aos poucos, para o bebê ir se acostumando. Por outro lado, também não vale dar uma comida insossa demais para o bebê -- seu objetivo é que ele aprenda a comer as mesmas coisas que o resto da família, no futuro, e que tenha hábitos alimentares saudáveis.

- Preste atenção em possíveis alergias alimentares. Dê um ingrediente novo por dia, não cinco de uma vez, senão você não vai ter como saber qual foi que fez mal, em caso de reação. Saiba mais sobre como apresentar novos alimentos.

- Reaproveite as sobras (desde que não as do prato do bebê). Na geladeira, elas podem ser dadas à criança até o dia seguinte. Você também pode congelar a comida -- de preferência em porções individuais. Escalde o recipiente antes, para garantir. Num freezer que seja só freezer (não junto com a geladeira), os alimentos assim podem durar mais de 3 meses, mas o melhor é ir usando logo. Cole etiquetas com a data para ir aproveitando o que está no freezer há mais tempo.

No congelador da geladeira, principalmente se não houver porta separada, a durabilidade é menor. É melhor usar o alimento em no máximo um mês.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/introduzir-solidos/como-faz-comida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker