terça-feira, 12 de julho de 2011

Papinhas laxantes

Já comentei aqui no Blog sobre a prisão de ventre que Valentina tem às vezes. No momento, estou supondo que seja pela troca do leite Aptamil por Bebelac, ou pelo pela inserção de novos alimentos em seu cardápio. Confesso que fui anciosa e não segui a regra de ouro de ficar uma semana com uma fruta, até iniciar com outra. Passava três dias no máximo com uma fruta e já ia trocando. Isso não foi bom, já descobri! Então reforço aqui a idéia que a introdução de novos alimentos deve sim ser feita de forma gradativa, oferecendo ao bebê 1 fruta por vez, assim também com os alimentos para as papinhas salgadas, pois além de ajudar o bom funcionamento do intestino fica mais fácil identificar possíveis alergias. 


Valentina faz seu "servicinho" quase todo dia, é raro um dia que ela não faz. Mas  passou uns três dias (dois  e meio, na verdade) e eu vendo ali o incômodo da minha filha, sofrendo tanto, que acabei por fazer uso de um supositório de glicerina, pois tinha dias que ela não conseguia fazer cocô. Após me sentir culpada por utilizar este recurso (já contei pra vocês que sou chegada a um drama?), fiz algumas pesquisas e descobri que a ameixa é um santo remédio. Então comprei ontem ameixa preta sem caroço. Me ensinaram a cozinhar na água, bater no liquidificador e dar em forma de chá e/ou substituir a água do LA por esse mesmo chá de ameixa. Vou tentar hoje mesmo!

Pensando em amenizar esses incômodos, encontrei na internet (às vezes fico pensando: como nossos pais e avós sobreviveram sem esse recurso?) umas receitas de papinha doce e salgada baseada em alimentos conhecidos como laxantes. Lembrando que é necessário oferecer bastante água ao bebê para ajudar o funcionamento do intestino, a falta de líquidos é um dos principais motivos para a prisão de ventre.

Papinha de mamão + ameixa + laranja

½ mamão papaia, 2 ameixas pretas sem caroço, suco de ½ laranja + 50 ml de água
Coloque as ameixas com a água em uma panela e deixe ferver, até dissolver a ameixa. Após, passe em uma peneira e misture com o mamão (obviamente já sem casca e sem sementes), devidamente amassado com um garfo. Adicione o suco de laranja. Provavelmente ficarão pedaçinhos minúsculos da ameixa. Pode oferecer sem medo ao bebê que ele não irá se engasgar.

Papinha de legumes
1 pedaço pequeno de abóbora, 2 folhas de couve, ½ beterraba, 1 batatinha inglesa e um pedaço pequeno de carne ou frango. Em uma panela pequena junte todos os ingredientes com 1 dente de alho pequeno picadinho, 1 pedaço pequeno de cebola picadinha, 1 pedaço pequeno de pimentão, ½ tomate sem pele e sementes, 1 colher de chá de azeite de oliva, refogue um pouco tudo e coloque água até cobrir, cozinhe em fogo baixo (para evitar a perda maior de nutrientes). Por causa da beterraba será necessário processar a papinha depois de cozida.

Na foto, Valentina deliciando-se com a papinha de mamão + ameixa + laranja



Um comentário:

  1. Adorei seu blog.
    Sua filha é linda. Amei a fotos dela de 1 ano e 5 meses. Que Deus abençõe vcs sempre ...

    ResponderExcluir

E-familynet.com Ticker